top of page
  • Foto do escritorTRIOTEC

UTILIZAÇÃO DE EQUIPAMENTOS E CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA


Observe os tipos de lâmpadas a seguir.

Alguns tipos de lâmpadas residenciais.

Em nosso cotidiano, a todo momento estamos envolvidos com situações de consumo de energia elétrica. Seja ao acender uma lâmpada, carregar um aparelho celular, tomar banho, assistir televisão. Por isso, é importante discutir as características de alguns aparelhos elétricos, analisando sua eficiência no consumo de energia elétrica. Além disso, ter consciência de um consumo sustentável, sem desperdícios, e verificar os cuidados importantes ao manipular equipamentos elétricos.



Consumo de energia elétrica


Você já sabe que os equipamentos elétricos funcionam consumindo energia elétrica e transformando-a em alguma outra forma de energia, ou seja, são receptores elétricos.

Uma forma de verificar o consumo em sua residência é acompanhar as medições pelo relógio medidor de energia elétrica, que deve ser de um desses três tipos: ciclométrico, analógico ou digital. Em cada caso, a quantidade de kWh consumida é dada pela diferença entre a leitura atual e o valor da leitura realizada no mês anterior.


Medidores de energia elétrica, também chamados de relógios de luz.

O consumo de energia pode ser calculado conhecendo a potência de cada aparelho e seu tempo de utilização.


Indicação da potência elétrica em aparelhos.

Para isso, basta multiplicar a potência nominal do aparelho por seu tempo de funcionamento, durante trinta dias: t = P •∆t, com a potência em KW (quilowatt) e o tempo em h (horas).A energia consumida estará em kW (quilowatt-hora).



ESCOLHA DOS EQUIPAMENTOS ELÉTRICOS


Visando o consumo mais sustentável de energia elétrica, uma ação que assume grande importância é a escolha dos equipamentos elétricos que serão utilizados, em que se busca alta eficiência energética com um consumo menor de energia em seu funcionamento.


Assim, escolher lâmpadas que tenham a mesma intensidade luminosa, mas com menor consumo de energia é um bom exemplo. Lembrando que a energia consumida é diretamente proporcional à potência do equipamento, uma lâmpada de menor potência gastará menos energia do que outra de maior potência funcionando durante o mesmo tempo.


Veja os exemplos abaixo de três lâmpadas que possuem a mesma equivalência luminosa.

Três tipos diferentes de lâmpadas com a mesma eficiência luminosa.

Assim como no exemplo das lâmpadas, a eficiência energética também precisa ser analisada para todos os outros aparelhos elétricos utilizados no cotidiano.


Para um mesmo equipamento elétrico, existem inúmeros modelos e marcas. Assim, geladeiras, televisores, chuveiros e máquinas de lavar, por exemplo, devem ter suas características e eficiência avaliadas pelo consumidor antes da compra.


Entre essas características estão informações sobre a eficiência de seu funcionamento, ou seja, a sua capacidade de economizar energia elétrica quando está ligado e quando estão no modo "espera" (stand by, em inglês), pois, mesmo desligados, os equipamentos ainda consomem energia elétrica.


Veja na tabela a seguir a comparação entre as potências de “espera’’ e em uso, para televisores de marcas diferentes.


COMPARAÇÃO ENTRE POTÊNCIAS DE TELEVISORES DE LED DE 42 POLEGADAS DE MARCAS DIFERENTES

Tabela comparando quatro modelos iguais de televisores de LED 42 polegadas, mas com características de funcionamento distintas.







18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page