top of page
  • Foto do escritorTRIOTEC

O VENTO COMO FONTE DE ENERGIA ELÉTRICA



Chamamos de energia eólica a energia contida nas massas de ar em movimento (vento). Ela é utilizada para a produção de energia elétrica em usinas eólicas ou em cataventos para trabalhos mecânicos, como bombeamento de água. Nas usinas eólicas, o vento provoca a rotação de hélices, que acionam geradores elétricos, produzindo energia elétrica.





O uso da energia eólica como fonte energética depende da ocorrência de ventos. Assim, os parques eólicos são construídos em regiões que tenham vento ao longo do ano. Os ventos se formam a partir da diferença de pressão e de temperatura existentes entre as correntes de ar e seu uso não compromete sua reposição no ambiente, por isso são considerados fonte de energia renovável.


Os geradores elétricos que transformam energia eólica (cinética) em energia mecânica e, posteriormente, energia elétrica são denominados aerogeradores.

AEROGERADORES


Os aerogeradores são instalados em um local denominado parque eólico, normalmente construído longe na das cidades. A energia elétrica produzida nos parques eólicos é, então, conduzida aos consumidores pela rede de transmissão.


A construção de parques eólicos tem que ser feita em locais específicos, longe dos centros urbanos, devido aos ruídos produzidos durante seu funcionamento.


Apesar de não emitirem gases poluentes, os parques eólicos podem prejudicar a biodiversidade ao comprometer a migração de algumas espécies de aves.


No Brasil, existem cerca de 600 usinas eólicas em funcionamento, de acordo com dados da ANEEL. Nos últimos anos, o país tem investido no aumento da capacidade de geração de energia elétrica em usinas eólicas, sobretudo no litoral brasileiro, onde a ocorrência e a velocidade dos ventos são bastante significativas.




27 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page