top of page
  • Foto do escritorTRIOTEC

COMO SURGIU A ENERGIA FOTOVOLTAICA?




A história da energia solar remonta a milhares de anos. Desde os tempos antigos, as pessoas utilizam a energia solar para aquecer e iluminar suas casas e para cozinhar alimentos.


No entanto, a primeira patente para um coletor solar foi concedida em 1871 ao cientista americano William Adams. Em 1883, o inventor americano Charles Fritts criou a primeira célula solar feita de selênio, embora a eficiência fosse muito baixa.


Charles Fritts.

A partir da década de 1950, houve um grande avanço na tecnologia solar. A NASA começou a utilizar painéis solares em seus satélites, e a indústria espacial passou a desenvolver novas tecnologias para a geração de energia solar.


Painéis solares em satélites

Na década de 1970, houve um grande interesse na energia solar devido à crise do petróleo. O governo dos Estados Unidos criou o Departamento de Energia Solar em 1977 para promover o desenvolvimento da tecnologia solar.


Desde então, a energia solar tem se tornado cada vez mais acessível e popular. As tecnologias de painéis solares se tornaram mais eficientes e os custos de produção têm diminuído. Hoje em dia, a energia solar é utilizada em residências, empresas e até mesmo em grandes usinas de energia solar.


Além disso, a tecnologia de armazenamento de energia, como baterias, também tem avançado, permitindo que a energia solar seja armazenada e utilizada mesmo durante a noite ou em dias nublados.





A energia solar é uma fonte limpa e renovável de energia, e muitos países estão incentivando a sua utilização para reduzir a dependência de combustíveis fósseis e mitigar as mudanças climáticas.

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page