top of page
  • Foto do escritorTRIOTEC

A ÁGUA COMO FONTE DE ENERGIA ELÉTRICA




O movimento da água é considerado uma fonte de energia, denominado energia hídrica. Comumente, o movimento da água é utilizado para a produção de energia elétrica em usinas hidrelétricas. Nessas usinas, a água em movimento gira as turbinas, acionando os geradores que produzem a energia elétrica.


A utilização do movimento da água como fonte energética depende do nível dos rios estar alto, o que está diretamente relacionado ao regime de chuvas da região em que se encontra. Como o regime de chuvas pode ser variável ao longo do ano, o nível dos rios pode oscilar e o abastecimento de energia pode ficar prejudicado.


USINA HIDRELÉTRICA




As usinas hidrelétricas utilizam a energia hídrica, relacionada ao movimento da água, para a geração de energia elétrica.


Para que uma usina hidrelétrica funcione é necessário que haja um grande reservatório de água. Para tanto, constrói-se uma barragem de concreto, que possibilita o represamento da água de um rio. A altura da coluna de água represada deve ser suficiente para que, ao escoar por tubulações, seja capaz de operar turbinas.


As hélices das turbinas giram com o movimento da água acionando geradores elétricos. Nos geradores, a energia mecânica é transformada em energia elétrica, que é distribuída aos usuários pela rede de transmissão. A água utilizada para o movimento das turbinas segue o fluxo do rio.


O Brasil é rico em rios de grande extensão, permitindo o aproveitamento da energia hídrica para a geração elétrica. De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), há mais de 200 usinas hidrelétricas em operação no território brasileiro, sendo esta a principal fonte da matriz elétrica do país.




40 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page