top of page
  • Foto do escritorTRIOTEC

A TEMPERATURA INTERNA DA TERRA COMO FONTE DE ENERGIA ELÉTRICA


O calor proveniente do interior da Terra é considerado uma fonte de energia denominada energia geotérmica. Ela pode ser encontrada em locais próximos a regiões vulcânicas. Como a temperatura interna da Terra é uma condição que não se esgota com seu uso como fonte energética ela é considerada uma fonte energia renovável.




USINA GEOTÉRMICA


As usinas geotérmicas utilizam a energia térmica, proveniente do interior da Terra, para a geração de energia elétrica.


De modo geral, as usinas geotérmicas são construídas próximo a regiões de encontro entre placas tectônicas, visto que nesses locais existe maior probabilidade de o magma estar próximo à superfície e, assim, aquecer as rochas do local. Dessa forma, quando a água infiltra no solo, é aquecida pelas rochas, se transformando em vapor sob alta pressão. O vapor fica aprisionado em reservatórios de água subterrânea.




Nas usinas, são realizadas perfurações para coletar o vapor dos reservatórios. O vapor coletado é direcionado a uma turbina, promovendo o movimento de suas hélices. O movimento das hélices da turbina aciona o gerador elétrico que transforma a energia mecânica em energia elétrica. A energia elétrica produzida é distribuída aos usuários pela rede de transmissão. O vapor restante é resfriado em um condensador e a água é enviada aos reservatórios, onde será transformada em vapor, novamente, realimentando o sistema.


Entre as vantagens do uso da energia geotérmica estão a não emissão de gases poluentes na atmosfera e a não dependência das condições climáticas. Contudo, ela necessita de investimentos altos para funcionar, além de operar em locais restritos da superfície terrestre, que devem ser distantes dos centros urbanos.


No Brasil, não existem usinas geotérmicas. Ainda são necessários muitos estudos para compreender se existe potencial para o uso dessa fonte energética pelo país.

80 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page