Skip to content

Eficiência Energética

PROJETO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

Hoje, a energia elétrica é um insumo significativo na composição dos custos de qualquer negócio. Porém, o problema não é só o seu custo direto, mas qualidade da energia fornecida no Brasil, que impacta em outras despesas inesperadas como a manutenção e reposição de equipamentos elétricos que são danificados com frequência.

SURTOS DE TENSÃO

TRANSIENTES ELÉTRICOS

DISTORÇÕES HARMÔNICAS

INTERFERÊNCIAS ELETROMAGNÉTICAS ​

No passado, esses fatores eram tratados de modo individual, não contribuindo para o saneamento da qualidade energética.

Nossa solução

Os engenheiros da TRIOTEC desenvolveram uma solução capaz de otimizar e tratar  essas e outras variáveis de uma única vez. 
Nossa equipe realiza um estudo detalhado, avaliando a instalação e identificando todos os fatores que comprometem a qualidade da energia.

Assim, desenvolvemos a melhor solução para cada cliente.

Usando um sistema eletrônico que identifica os transientes elétricos, os equipamentos TRIOTEC, eliminam os distúrbios decorrentes de eventos que podem surgir entre a geração, a distribuição e o consume da energia elétrica é consumida.

Esses distúrbios geram maior consumo de energia, prejudicam o desempenho de inversores de frequência, motores, bancos de capacitores, transformadores e todos os sistemas eletroeletrônicos, promovendo um aumento significativo nos custos com manutenção e substituição precoce de placas eletrônicas.

Nossas soluções podem garantir uma redução mínima de 6% no consumo de energia elétrica.
COMO FUNCIONA?
Os equipamentos TRIOTEC não têm participação no circuito elétrico. A sua instalação é paralela à rede, em situação passiva.Sua função é interpretar a eletrodinâmica das correntes, desviando para o solo os elementos nocivos aos sistemas elétricos instalados.

Os equipamentos possuem quatro blocos de sistemas eletrônicos, assim dispostos:

Artboard 2

Bloco I

Varistores = através de varistores anti-reflexivos, adequamos as harmônicas de rede a níveis não interferentes. Sua ação corrige as distorções presentes no tracejamento senoidal - distúrbios gerados pelos próprios equipamentos ligados à rede. Essa adequação é feita sobre harmônicas de classe ímpar, da 3ª à 51ª escala;

Artboard 2

Bloco II

Bancos de capacitores miniaturizados = os supressores de surtos oferecem grande capacidade de absorção de corrente e baixa tensão residual, em tempo de resposta muito rápido. E por estarem conectados a um aterramento em solo profundo, funcionam como um para-raio de linha, não permitindo que os equipamentos sejam atingidos por descargas atmosféricas ou por elevação brusca de tensão produzida por manobras da concessionária fornecedora;

Artboard 2

Bloco III

Resistores e supressores de surtos contra descarga atmosférica = o equipamento possui dois bancos de capacitores miniaturizados, sendo o primeiro com função estanque, ou seja, com admissão máxima de frequência e tensão de 60 Hz para voltagem nominal de 220, 380, ou 440 volts. Valores acima desses, por excitação eletromagnética, são direcionados ao aterramento através do segundo banco. Exemplo: se em determinado momento a energia em 220V, estiver sendo fornecida em 280V, a corrente de 220V vai para o consumo, enquanto a corrente excedente dos 60v é aterrada;

Artboard 2

Bloco IV

Placa CI de identificação de ruídos parasitórios = a placa CI é idêntica à placa de um rádio. Sua função é fazer a captação dos sinais de transmissões que entram nas redes de alta tensão e que chegam aos consumidores junto com a energia elétrica. São ruídos parasitários. Esses ruídos são captados pela Placa CI e enviados para o solo através do aterramento conectado ao equipamento.

Benefícios alcançados com a solução TRIOTEC

Artboard 1

Adequação das distorções harmônicas da corrente e da tensão

Artboard 1

Eliminação dos ruídos parasitários

Artboard 1

Maior desempenho dos motores

Artboard 1

Elevação do fator de potência

Artboard 1

Redução de perdas de energia por efeito joule

Artboard 1

Eliminação da queima precoce de chaves de acionamento eletrônico (Soft-starter e inversor de frequência)

Artboard 1

Eliminação da queima precoce de placas eletrônicas

Artboard 1

Eliminação da queima precoce de lâmpadas

Artboard 1

Atua como DPS (protege de surtos elétricos decorrentes do chaveamento de manobra nas linhas de transmissão e de surtos de descargas atmosféricas - raios)

Artboard 1

Maior vida útil dos equipamentos

Artboard 1

Diminuição dos custos com manutenção

NOSSOS PROJETOS